CINECABEÇA

Home » CINECABEÇA

O QUE É O CINECABEÇA?

alunos

O projeto cineCabeça disponibiliza a sétima arte como instrumento de transformação social através do tripé: educação, cultura e sociabilização.

  • No campo da educação, procura dar suporte ao trabalho desenvolvido dentro e fora da sala de aula, provocando a comparação de universos, estimulando a reflexão e expressividade dos participantes, ampliando suas maneiras de ver o mundo;
  • No campo da cultura, dá acesso à magia do cinema, forma a plateia para o audiovisual, estimula a geração de cineclubes e, num formato experimental, inicia estudantes no fazer audiovisual;
  • No campo da sociabilização, proporciona a interatividade social, a descoberta do possível, distancia o jovem da violência, estimula admiração e respeito ao Cinema São Luiz, nosso monumento audiovisual.

Desta forma, sendo bem utilizado pelo educador, o projeto contribui na construção de novas possibilidades de futuro para os estudantes participantes.

NOSSAS AÇÕES

Três ações diferenciadas são realizadas:

A Educativa, que recebe jovens do Ensino Fundamental 2 e Médio e seus educadores para sessões cinematográficas fechadas no Cinema São Luiz e que proporciona o desenvolvimento do conteúdo audiovisual visto também em sala de aula;

A Cineclubista, que acolhe o público em geral nas exibições semanais no Teatro Arraial seguidas de debates, além de realizar oficinas que ensinam aos educadores e estudantes de escolas públicas como montar e manter um cineclube na comunidade;

E  a Iniciação Audiovisual com o objetivo de inserir os estudantes no mercado de trabalho através de uma grade curricular que engloba as etapas da produção audiovisual.

Ao longo dessas temporadas serão atendidas mais de 90 escolas estaduais localizadas nos municípios do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, oferecendo, inclusive, o transporte até o cinema. Assim, o cineCabeça deverá receber aproximadamente 32 mil espectadores em 2014.

NOSSOS PARCEIROS

O cineCabeça é fruto da parceria entre a ação da sociedade civil e o Governo do Estado de Pernambuco, sendo realizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, coordenado pelo Centro de Atitudes, gerido pelo Programa CinEscola, com a participação da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC) e da Eixo Audiovisual. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco que disponibiliza o Cinema São Luiz, monumento audiovisual pernambucano, para as sessões cinematográficas.

cinecabecalogo