cineCabeça realiza primeira sessão em 2013

Home » Blog » cineCabeça realiza primeira sessão em...

O projeto, realizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, une cinema e educação,
utilizando a linguagem audiovisual como instrumento pedagógico

No próximo sábado, (10), o cinema São Luiz irá receber espectadores especiais. Educadores da rede pública são convidados a participar da sessão que abre a temporada pedagógica realizada no monumento audiovisual em 2013.

O cinema enquanto estímulo à educação é a missão do cineCabeça, um projeto pioneiro, realizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco e capitaneado por duas iniciativas de reconhecida expertise social no estado: a organização não-governamental Centro de Atitudes e o Programa CinEscola. Desde 2010, graças a uma bem sucedida articulação com diversos setores público e privado, o cineCabeça já beneficiou mais de 55 mil espectadores, entre professores e estudantes da rede pública estadual.

Atuando no tripé educação, cultura e sociabilização, a iniciativa desenvolve ações diferenciadas que otimizam o processo ensino-aprendizagem, atraindo a atenção dos estudantes para estimular sua capacidade de reflexão e criticidade, ampliar sua compreensão de mundo e abrir novas possibilidades de futuro. Carro chefe das atividades, a ação Escola no Cinema recebe estudantes e educadores de 88 escolas públicas estaduais da região metropolitana em temporadas cinematográficas no cinema São Luiz. O projeto oferece, também, curso de iniciação audiovisual e oficina de cineclubismo.

Neste sábado acontece a exibição do filme “O Palhaço”, dirigido e estrelado por Selton Mello e o curta metragem “Alice”, realizado por estudantes da escola estadual José Maria, de Santo Amaro, em curso de iniciação audiovisual do cineCabeça 2012.

De acordo com o Secretário de Educação Ricardo Dantas, o projeto cineCabeça alcançou resultados positivos nos anos anteriores, atuando como vetor de transformação na vida dos alunos. “Isso aconteceu graças à proposta de aliar a cultura à nossa concepção de ensino no Estado de Pernambuco, que busca desenvolver não só conteúdos programáticos, mas principalmente o ser humano. Nada melhor do que o cinema para estimular esse espírito crítico nos nossos alunos, para aumentar a sua criatividade. É um projeto que damos continuidade em 2013”.

 

SOBRE OS FILMES DA TEMPORADA
Curta-metragem:

ALICE, produção coletiva dos alunos da Escola José Maria participantes do Curso de Iniciação Audiovisual do Projeto cineCabeça  (PE, 4 min, drama, 2012).
Longa-metragem:
O PALHAÇO, Selton Mello (MG, 90 minutos, comédia dramática, 2011).

Sinopse:
ALICE
Este curta reflete um momento corriqueiro e familiar na vida dos estudantes adolescentes: o telefone toca e a professora se ausenta da sala, deixando os alunos sozinhos. O que irá acontecer? Como os alunos irão agir? Será que todos terão a mesma reação? E se alguém não quiser se portar como a maioria, será respeitado? Como se comportarão diante do diferente e do inesperado?

O PALHAÇO
Benjamin e Valdemar, ou melhor, Pangaré e Puro Sangue, são os dois palhaços do Circo Esperança que vão se apresentando, juntamente com a sua trupe, em pequenas cidades pelo interior de Minas Gerais. Aqui e ali, fazendo todos sorrir, mesmo com todas as dificuldades para se manter pela estrada com o circo e sua trupe. Porém, Benjamin começa a questionar-se sobre a sua vida, sua profissão e seus sonhos. Ser palhaço é o seu caminho? É o que ele realmente deseja ser? O que precisará fazer para descobrir? Como suas decisões podem afetar a vida dos outros integrantes do circo?

Blog | | Comentários desativados em cineCabeça realiza primeira sessão em 2013

Comments are closed.

« »