cineCabeça 2012 tem início com debate sobre cinema na sala de aula

Home » Blog » cineCabeça 2012 tem início com...

A cineasta Ana Luiza Azevedo participou da rodada de debates com professores da rede pública que deu início à programação do cineCabeça 2012. O evento foi realizado no tradicional cinema São Luiz, no centro do Recife, e contou com a participação cerca de 200 educadores.

Neste sábado (24) teve início a temporada 2012 do projeto cineCabeça. A programação começou com exibição de dois filmes e debates para professores da rede pública no cinema São Luiz, no centro do Recife. A abertura das ações de 2012 do cineCabeça contou com a participação da cineasta gaúcha Ana Luiza Azevedo, diretora e roteirista do longa Antes que o Mundo Acabe, que participou do debate com mais 200 educadores que estiveram presente. O cineCabeça objetivo levar o audiovisual às escolas públicas para que o cinema seja usada como ferramenta educativa.

O priLançamento cineCabeça 2012meiro debate do ano buscou levantar que questões o longa de Ana Luiza Azevedo e o curta Vida Maria (CE, 9 min, animação, 2006) que também foi exibido ao público poderiam ser levadas para as salas de aula. Temas como amizade, ética, relações familiares e a estrutura do sistema educacional formam alguns dos tópicos levantados pelos professores. Antes que o Mundo Acabe mostra as angústias e alegrias do adolescente Daniel, que lida com a disputa por uma garota com seu melhor amigo e a descoberta do paradeiro de seu pai biológico. Tudo isso acontece enquanto o garoto se prepara para deixar a pequena cidade do interior gaúcho aonde mora e começa a pensar no futuro.

Maria José de Souza Nunes é professora há 27 anos e ensina sociologia, filosofia e direitos humanos para jovens do ensino médio. Ela participa do cineCabeça pela primeira vez mas já sabe muito bem a importância da utilização de diferentes estímulos na educação. “Estou sempre me capacitando e costumo levar filmes para meus alunos, principalmente aqueles com temática social. O cinema proporciona um aprendizado muito melhor, gera debates e os alunos se empolgam”. Maria José estava animada com as possibilidades que o cineCabeça poderia trazer para sua sala de aula. “Quero sair daqui cheia de ideias”, disse.

Professora de Literatura e Português, Raquel dos Santos, também costuma usar filmes para estimular o aprendizado e a criatividade de seus alunos. “Com filmes, os alunos prestam mais atenção, por isso esse projeto é interessante para nós professores. Eu estou sempre procurando ideais, pesquisando…” conta. Ela se anima a contar como seus alunos se engajaram no debate sobre o clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, depois de lerem o livro e assistirem à série de TV sobre a obra. “Foi lindo”, resume.

O que Maria José e Raquel já estão levando para suas salas de aula é o principal objetivo do cineCabeça. Fazer com que o cinema brasileiro e a discussão sobre a produção audivisual do país seja tema de debate nas escolas e sirva como ferramenta para educação na rede pública.  Ana Luiza conta que o longa lhe deu a oportunidade de pensar fazer essa ponte entre educação e cinema. “Eu acompanho esse projeto há muito tempo e o filme tem me dado a oportunidade de conversar com professores em todo o país, eu acho que o cinema brasileiro oferece muita oportunidade de discussões”, afirma.
он лайн заявка на кредит
assignment help
секс видео чат

Blog | | Comentários desativados em cineCabeça 2012 tem início com debate sobre cinema na sala de aula

Comments are closed.

« »